Médica orienta sobre prevenção do câncer de mama e de próstata em União

A Dra. Luiza Urtiga, médica do Programa Médicos pelo Brasil, que atua na na UBS do Novo Nilo I, falou sobre a importância do diagnóstico precoce nos casos de câncer de mama e de próstata. A Prefeitura de União, atenta ao problema, oferece exames e orientações nas unidades de saúde do município.

A profissional deu orientações sobre as doenças em entrevista à Rádio União FM. Segundo ela, é importante principalmente que as pessoas busquem realizar os exames preventivos.

Para as mulheres, é fundamental o autoexame das mamas, cuja forma correta pode ser orientada por profissionais nas UBS do município. Contudo, a partir dos 45 anos é fundamental que as mulheres passem a realizar também a mamografia.

Conforme lembrou a coordenadora de atenção primária em Saúde, Amanda Fonseca, em União, além de orientações, consultas e exames nas UBS, a Prefeitura instalou a carreta da mamografia que fica até 4 de novembro em frente ao Centro Social Urbano (CSU) do município. A previsão é realizar 300 exames.

No caso dos homens, a Dra. Luiza Urtiga orientou que, principalmente a partir dos 50 anos, procurem uma UBS para os devidos encaminhamentos para exames. Pode ser necessário o exame do toque e de sangue.

A médica destacou que, com os acompanhamentos devidos e o diagnóstico precoce, as chances de cura com um tratamento adequado são muito maiores.