Prefeitura de União contrata 40 cuidadores para reforçar educação inclusiva 

A Prefeitura de União, por meio da Secretaria Municipal de Educação, contratou 40 cuidadores aprovados em seletivo realizado em 2022, para atuar na Educação Especial, melhorando a assistência a alunos com diferentes deficiências. 

Algumas das escolas onde a atuação dos cuidadores está sendo fundamental são: Unidade Escolar José Ricardo, Unidade Escolar Pe. Luis Brasileiro, Unidade Escolar Luís de Aquino Sousa e Unidade Escolar Benedito Moura.

O objetivo é promover a participação e a permanência dos estudantes na escola, favorecendo a autonomia e cidadania. Antes de serem encaminhados para as unidades escolares, os Profissionais de Apoio Escolar fizeram um curso. 

Eles puderam compreender as atribuições da função, que são, principalmente: articular o atendimento aos alunos em conjunto com os professores da educação Especial, da sala comum, salas multifuncionais e demais profissionais no contexto escolar. 

“A função do apoio pedagógico, o cuidador, é cativante embora desafiadora é uma experiência gratificante enquanto profissional da educação”, destacou Gessilândia Ferreira, uma das novas contratadas.

Ela atua na UE Pe. Luis Brasileiro com os alunos Ângelo Henrique Alves de Araújo, Davi Dias da paixão Sousa, Lucas Emanuel Silva Santos, João Lucas Cardoso Sousa, Breno Vinicius Soares, Gustavo Henrique Ribeiro da Silva e Gustavo Soares dos Santos (fotos abaixo).

Além dela, outras profissionais são Maria Paula, que acompanha o aluno Sérgio. Na UE Luís de Aquino Sousa, Alzira da Conceição Costa faz o apoio pedagógico dos alunos João Davi, Marcela e Pedro Lucas.

Elas estão cumprindo um regime de trabalho de 20h ou 40h semanais, auxiliando a ação educativa nas unidades escolares, acompanhando as crianças com deficiência, garantindo higiene, alimentação e segurança.

Atualmente, a Rede Municipal de Ensino é responsável por cerca 30 escolas, que recebem alunos com diferentes deficiências, sendo fundamental a adoção de metodologias próprias, vistas com atenção pela Prefeitura de União, sob gestão do prefeito Gustavo Medeiros. 

“Queremos que todos os alunos tenham acesso ao aprendizado e acolhimento dentro das nossas escolas, de acordo com suas demandas específicas. Os cuidados serão fundamentais para melhorar ainda mais a vivência de cada um deles”, declarou o prefeito. 

A Secretária Municipal de Educação, Francisca Castro, destacou que a pasta busca sempre garantir aos alunos com deficiência o direito de participar, aprender e ter total acesso a todas as atividades desenvolvidas na escola. 

“Para que isso aconteça, entra o trabalho do cuidador para mudar a qualidade da educação e garantir o direito à inclusão dos alunos do município”, disse a secretária. 

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0