Alunos da Unidade Escolar Coronel Gervásio Costa participam de bate-papo sobre saúde mental

Alunos da Unidade Escolar Coronel Gervásio Costa participam de bate-papo sobre saúde mental

A Secretaria Municipal de Saúde de União (SMS) em parceira com o Programa de Saúde na Escola promoveu nesta quarta-feira, 01, uma ação de escuta ativa na Unidade Escolar Coronel Gervásio Costa, localizada no Povoado Novo Nilo. A atividade promoveu um bate-papo com os alunos a fim de discutir questões de ansiedade, depressão e autoconhecimento. Essa foi a primeira mobilização que deverá ocorrer em escolas e comunidades unionenses.

A psicóloga Juliana Roberta, que realiza atendimentos no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e na Secretária de Saúde, percebeu uma alta demanda de jovens buscando acompanhamento psicológico e levou às escolas a proposta de aproximação com os alunos.

“Pensamos em desenvolver esse projeto de uma escuta ativa voltada para adolescentes, indo até as comunidades, levando informações e orientações, no que chamamos de psicoeducação. Para que eles entendam as causas e o que acontece até o ponto de alguém ser diagnosticado com transtorno de ansiedade, depressão ou até casos de automutilação”.

A psicóloga ainda destacou que o objetivo da ação vai além de informar alunos e abordar o autoconhecimento e respeito pelos próprios sentimentos.

“Essa mobilização também consiste em levar informações aos profissionais da atenção básica, Unidades de Saúde, agentes de saúde nas escolas e para os professores, para que eles também tenham essas informações e saibam como orientar os jovens”, destacou.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0