Caminhada em União alerta para o Dia do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescente

Dezenas de unionenses caminharam pelas ruas da cidade em manifestação pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescente, nesse 18 de maio.

Participaram o prefeito Gustavo Medeiros, a primeira-dama Maria Clara de Melo Medeiros, a secretária de assistência social Valdemília Carvalho e a promotora de Justiça Renata Márcia Rodrigues.

Com concentração na Igreja Matriz, o ato alertou para a campanha #FaçaBonito, que orienta sobre a importância de observai os sinais e denunciar casos de abuso e exploração sexual infantojuvenil.

O prefeito Gustavo Medeiros destacou as ações realizadas pela Prefeitura durante todo o ano, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, que possui equipe multidisciplinar para acompanhar qualquer família que necessite.

As equipes da Semasc realizam visitas domiciliares e ações por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e do programa Criança Feliz rotineiramente.

“Trabalhamos para que cada unionense tenha o acompanhamento que necessita. Profissionais da assistência social, psicologia e direito do CREAS cuidam de perto das famílias e crianças em situação de vulnerabilidade, garantindo a proteção e a ampliação do acesso a serviços oferecidos pelo município”, declarou.

“A gente acredita que essa mobilização não é só mais um dia, porque informa as pessoas. As crianças e adolescentes estão cada vez mais abertas a relatar essas violências sofridas, então é preciso estarmos atentos para denunciar, o que pode ser feito de maneira anônima. Assim, é preciso que cada cidadã e cidadão faça sua parte”, orientou a secretária Valdemília Carvalho.

Em caso de suspeita de qualquer tipo de violência, é necessário denunciar. O Conselho Tutelar de União atende pelos números 86 9 9803-9172, 86 9 9547-6952 ou ligue para o Disque 100.