Censo 2022: Prefeitura de União pede apoio da população para atendimento de recenseadores do IBGE

A coleta de dados da população para o Censo 2022 ganhou o apoio da Prefeitura de União para a conscientização sobre a importância do fornecimento das informações aos recenseadores do IBGE.

Os trabalhos de coleta de informações sociais dos unioneses começou no dia 1º de agosto e atingiu 44% dos lares nos bairros do município e encerra dia 30 de outubro, segundo o IBGE.

Ao todo, 32 recenseadores foram dividos em quatro grupos para listarem dados atualizados da realidade das famílias.

“A dificuldade que eles estão enfrentando é a resistência dos moradores quanto à falta de compreensão do que é o Censo Demográfico 2022, da falta de empatia e muitos pensam que é golpe e resistem em falar alguns dados”, explicou Fabson Andrade, coordenador da subárea de União.

O IBGE faz perguntas sobre a vida, moradia, renda, trabalho e a educação das pessoas em cada residência dos bairros visitados.

“Com os dados, o poder público conhece em detalhes a situação dos habitantes e poderá elaborar políticas públicas que atendam às necessidades da população. A pesquisa traz dados sobre condições de vida, emprego, renda, acesso a saneamento, saúde e escolaridade, entre outros. A saúde de qualquer município é por habitantes da cidade. A educação trabalha por número de alunos matriculados. Então, é importante que tenhamos o retrato da nossa cidade, pois os recursos vêm de acordo com o resultado da pesquisa”, declarou Raquel Medeiros, secretaria municipal de desenvolvimento.

Além de conferir a uniformização, o morador pode solicitar o número do CPF, RG ou da matrícula do recenseador e acessar IBGE.gov.br para confirmar a identificação do profissional. A visita pode ser agendada em horário comercial, fim de semana e também feriados.

No Censo 2010, o último realizado pelo IBGE, a população de União era de 42.654 pessoas, o oitavo município mais populoso do Piauí.