Futuras mamães da cidade de União se reuniram nesta quinta-feira, 18, e participaram do 2º encontro de Gestantes Geramor para receberem informações sobre planejamento familiar e a nova lei que altera as regras para laqueadura. O encontro foi conduzido pela Prefeitura de União, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (Cras I e II).
“Hoje estivemos no Cras, e a pauta mais importante foi informar as gestantes o que é o planejamento familiar, o que compõe, direito delas antes, durante a pós-gestação, falamos da mortalidade materna e como evitá-la, em especial na consulta do pré-natal. Informamos também quais os tipos de DIU, que podem, sim, colocá-lo pelo SUS, sobre a lei da laqueadura, tanto no homem como na mulher. A gente viu que foi uma palestra que passou bastante informação. É isso que importa”, declarou a enfermeira Dalilla Saraiva.
O Congresso Nacional aprovou o projeto de lei que dispensa a autorização do cônjuge para laqueadura em mulheres e vasectomia em homens. O texto do projeto ainda diminui de 25 para 21 anos a idade mínima para realização dos dois procedimentos.
COMENTÁRIOS