Equipe da UBS Nasi Barros orienta sobre o câncer de mama e de colo de útero em mutirão do Outubro Rosa

A Prefeitura de União, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em alusão ao Outubro Rosa, mais uma vez promoveu ações de orientação sobre o câncer de mama e câncer do colo do útero. Nesta segunda-feira (31), as ações foram na UBS Nasi Barros, bairro Cruzeiro. 

Dalila Saraiva, enfermeira da Unidade, contou que foram realizadas 33 citologias e encaminhadas 16 mulheres para fazer exames de mamografia, na Unidade Móvel de Mamografia, instalada também nesta segunda em União. Veja detalhes aqui.

Um dos momentos mais importantes foi o de orientação às mulheres quanto à importância de se cuidar, seja com exames e consultas e inclusive com o autoexame das mamas. 

“Foi um sucesso, pudemos identificar dúvidas que muitas mulheres tinham. E isso para nós da atenção básica é o mais importante, saber o que a mulher tem dúvida e orientar”, disse a profissional.

Daiane Leite, enfermeira obstetra e da estratégia em saúde da família da UBS Nasi Barros, destacou a necessidade de ações como essa para o tratamento ideal caso necessário. 

“Nossa campanha Outubro Rosa está aí para lembrar nossas mulheres que o câncer de mama e de colo de útero têm cura se descobertos no início. Nós queremos que mais mulheres procurem a atenção básica para a promoção de saúde. A citologia vai muito além de um exame de prevenção, pois é a partir dele que teremos um diagnóstico e um possível tratamento eficaz”, disse. 

“A mulher que se ama, se cuida, se transforma, se renova a cada etapa de sua vida. Embora encontremos obstáculos pelo caminho, não poderemos nos deixar influenciar pelos tabus que ainda existem”, finalizou.

Outras ações semelhantes já foram realizadas nas UBS Olavo Mendes de Carvalho e Aniceto Sousa, além da instalação da Unidade Móvel de Mamografia em frente ao Centro Social Urbano (CSU).

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0