Equipes de Saúde da Família promovem ação do Outubro Rosa no Novo Nilo, em União

Equipes de Saúde da Família promovem ação do Outubro Rosa no Novo Nilo, em União

Os moradores das localidades Novo Nilo I e II, em União, participaram nesta quinta-feira, 13, de uma ação promovida pelas Equipes de Saúde da Família em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização dos cuidados com o câncer de mama. O evento foi realizado na quadra poliesportiva da comunidade.

A coordenadora de atenção primária em saúde, Amanda Fonseca, abordou a conscientização do diagnóstico precoce. Por outro lado, a nutricionista Ruana Rêgo destacou a necessidade de uma alimentação saudável e prejuízos com o consumo de produtos industrializados.

A ação ainda contou com a presença do profissional de Educação Física Tallyson, que coduziu exercícios de relaxamento e incentivou a prática de atividades físicas para o combate ao câncer de mama.

Os integrantes das equipes promoveram, no fim do evento, uma dinâmica teatral que abordou o exame citopatológico do colo uterino, a cada três anos, entre mulheres de 25 a 64 anos.

“O câncer de mama é um dos que mais mata mulheres no Brasil, mas, quando descoberto cedo, possui grandes chances de cura. A mamografia é o exame de escolha para fazer o rastreio. Se você possui nódulos ou alterações de pele nas mamas e axilas, procure o seu posto de saúde”, declarou Luiza Sá Urtiga, médica do Novo Nilo I.

Especialistas apontam que 30% dos casos de câncer de mama poderiam ser evitados com hábitos de vida saudáveis.

“Algumas pequenas mudanças como comer mais frutas e verduras, evitar o excesso de açúcar e gordura, reduzir o consumo de alimentos industrializados, manter o peso corporal adequado e praticar atividade física pode te proporcionar uma vida longe de doenças. A regra é: descasque mais e desembale menos”, alertou a nutricionista Ruana Rêgo.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0