Os moradores das localidades Novo Nilo I e II, em União, participaram nesta quinta-feira, 13, de uma ação promovida pelas Equipes de Saúde da Família em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização dos cuidados com o câncer de mama. O evento foi realizado na quadra poliesportiva da comunidade.
A coordenadora de atenção primária em saúde, Amanda Fonseca, abordou a conscientização do diagnóstico precoce. Por outro lado, a nutricionista Ruana Rêgo destacou a necessidade de uma alimentação saudável e prejuízos com o consumo de produtos industrializados.
A ação ainda contou com a presença do profissional de Educação Física Tallyson, que coduziu exercícios de relaxamento e incentivou a prática de atividades físicas para o combate ao câncer de mama.
Os integrantes das equipes promoveram, no fim do evento, uma dinâmica teatral que abordou o exame citopatológico do colo uterino, a cada três anos, entre mulheres de 25 a 64 anos.
“O câncer de mama é um dos que mais mata mulheres no Brasil, mas, quando descoberto cedo, possui grandes chances de cura. A mamografia é o exame de escolha para fazer o rastreio. Se você possui nódulos ou alterações de pele nas mamas e axilas, procure o seu posto de saúde”, declarou Luiza Sá Urtiga, médica do Novo Nilo I.
Especialistas apontam que 30% dos casos de câncer de mama poderiam ser evitados com hábitos de vida saudáveis.
“Algumas pequenas mudanças como comer mais frutas e verduras, evitar o excesso de açúcar e gordura, reduzir o consumo de alimentos industrializados, manter o peso corporal adequado e praticar atividade física pode te proporcionar uma vida longe de doenças. A regra é: descasque mais e desembale menos”, alertou a nutricionista Ruana Rêgo.
COMENTÁRIOS