Garantia Safra 2021/2022 fortalece agricultura do município de União

A Prefeitura Municipal de União aderiu e implantou o Garantia Safra 2021/2022, que vai ampliar a segurança de agricultores da cidade em casos de possíveis perdas por estiagem ou excesso de chuvas. A iniciativa foi viabilizada por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

O programa Garantia Safra permite aos agricultores o reembolso de R$ 850 em casos de perda de lavoura superior a 50%.

Para cada agricultor aderido no município, a gestão municipal contribui com 6% do valor definido para o pagamento do benefício. Atualmente, 96 agricultores unionenses participam do programa.

O Programa

A iniciativa é do governo federal, realizada em parceria com os governos estaduais, prefeituras municipais e agricultores familiares. A ação é parte do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

O objetivo é garantir a segurança alimentar de agricultores familiares da região Nordeste do país e de parte de Minas Gerais, em municípios do Norte, Vale Jequitinhonha e alguns do Vale do Mucuri (áreas de atuação da Sudene).