
O hospital municipal de União, Dr. José da Rocha Furtado, recebeu na quinta-feira (24) uma equipe de especialistas do Hospital Sírio Libanês, para continuar a implantação do projeto Lean nas Emergências. Essa foi a primeira visita de 2025, mas a terceira visita da equipe desde o ano passado. Em fevereiro, um novo encontro vai acontecer para consolidar o projeto.
A visita foi guiada pela diretora Juçara Castro e a apresentação de dados e informações do projeto foi feita por Thais Falcão, especialista em projetos do hospital Sírio-Libanês.
“O projeto visa à redução de superlotação nas emergências e melhoria contínua dos processos de trabalho, com foco no bem estar dos pacientes. Nessa visita, retomamos o diagnóstico de demanda e capacidade, ferramentas de 5S (termos em japonês que, no português são normalmente traduzidos como Senso de Utilização, Senso de Organização, Senso de Limpeza, Senso de Padronização e Senso de Autodisciplina), além de otimização e organização dos espaços, mapeamento de fluxo de valor, desenhar caminho do paciente e onde melhorar essa caminhada.”, explicou.
Embora as equipes estejam atuando no hospital, as melhorias acabam se refletindo em todo o sistema de saúde do município, já que o hospital e as unidades básicas de saúde, entre outras instâncias, atuam em rede de forma interligada. A inciativa garante um melhor ambiente de trabalho para os profissionais e um atendimento mais rápido e eficiente aos cidadãos e cidadãs.








COMENTÁRIOS