Prefeitura de União entrega reforma e ampliação da UBS Antônio Terto Neto

A UBS Antônio Terto Neto, na comunidade São João, foi completamente reformada e ampliada pela Prefeitura de União. São quase 900 famílias atendidas no espaço que agora conta com uma sala de reunião e muitas melhorias, como pintura, placas de sinalização, retelhamento e mobília nova para todas as salas (como armário, mesas, cadeiras, geladeira e condicionadores de ar).

O prefeito Gustavo Medeiros fez a entrega em solenidade e destacou a importância da reforma no local. Ele lembrou que a atual gestão administra atualmente 22 espaços na cidade que oferecem atendimento em saúde aos unionenses, como UBS, centro de fisioterapia e Caps.

“Vamos apresentar no relatório de gestão o que fizemos em dois anos, depois de receber as unidades em situação crítica, uma UBS que foi entregue em 2014 e que estava com um ano que não funcionava. Nesses dois anos, já conseguimos recuperar todas e hoje são 17 equipes de saúde da família. Aqui não vai faltar nada e queremos avançar, oferecer para a população um atendimento melhor sempre e que sirva plenamente à sociedade”, destacou.

Em gestões anteriores do prefeito Gustavo Medeiros, o espaço já tinha sido reformado duas vezes: em 2013 e em 2016. Agora, a UBS conta com gabinete odontológico e espaço totalmente arejado e equipado. Além disso, a Prefeitura já planeja a construção de um Centro de Especialidades para ser iniciado em janeiro na cidade.

Na solenidade de entrega esteve presente também Regina Terto, representante da família homenageada no nome da Unidade. Isso porque o terreno foi doado pela família para a construção de um espaço de saúde ainda na década de 1980.

“Fui pega de surpresa e tenho que dizer que estou feliz com esse espaço, que é muito bem servido, onde somos bem assistidos. Só tenho a agradecer pela homenagem à iniciativa que meu pai teve. Esse espaço foi cedido para melhorar a assistência à saúde do nosso povo. É uma alegria, um prazer e quero deixar o agradecimento porque o prefeito Gustavo está sempre aqui com a gente, orientando e dando forças pra melhorar”, disse.

Elaine Melo, secretária municipal de saúde, destacou os esforços da Prefeitura de União para recuperar as unidades de saúde em dois anos de gestão e como as reformas e ampliações são fundamentais para o bom desempenho dos serviços.

“Com essa reforma e ampliação, a UBS ganhou uma sala de reunião, onde poderemos fazer planejamentos, palestras para grupos de hipertensos, gestantes… Isso é muito bom para o desenvolver das atividades. Aqui foi o primeiro posto de saúde em que trabalhei quando iniciei as atividades em União, e quando a gente entra de novo e vê reformada, em boas condições, bate saudade de voltar. Nas condições ideais, podemos desenvolver atividades com maior êxito. Hoje entregamos à comunidade e pedimos que zelem e cuidem, porque é pra vocês. E que a equipe desenvolva o melhor para a comunidade todos os dias”, disse.