Prefeitura de União premia artistas e produtores culturais pela Lei Paulo Gustavo

A Prefeitura de União, por meio da Secretaria de Cultura, realizou a premiação de artistas e produtores culturais contemplados pela Lei Paulo Gustavo.

Os prêmios concedidos são uma forma de reconhecimento e valorização àqueles que se dedicam a promover o desenvolvimento artístico e cultural em União.

A premiação acontece além do repasse de recursos aos fazedores de cultura do município, contemplados para a realização de projetos em diversas áreas culturais. Conheça detalhes dos projetos:

  • Média Metragem: O Centenário do Festejo de São Raimundo Nonato (1924-2024)

O projeto consiste na produção de um documentário sobre a história do maior evento do município de União: o festejo de São Raimundo Nonato. Ele abordará diversos aspectos do evento, tais como o social, o cultural e o econômico, além do religioso. Este ano, o festejo comemorará o seu primeiro centenário.

  • Curta-metragem: “Baixa Grande”: documentário acerca da canção de Irla Milena”

O projeto consiste na produção de um curta metragem sobre a composição da artista unionense Irla Milena, natural do povoado Baixa Grande. Ele apresentará o processo de composição da artista, tendo como inspiração as histórias, as memórias, e o cotidiano dos moradores do povoado.

  • Curta metragem: Da Lambe lambe à maquina digital: a história da fotografia nas terras do Estanhado

O curta metragem abordará a história da fotografia em União, assim como a trajetória dos primeiros fotógrafos. Ele apresentará um resgate da memória unionense, através das primeiras fotografias, fazendo um recorte cronológico partindo dos primeiros fotógrafos até os avanços tecnológicos atuais.

  • Curta metragem: Vaqueiros de União: preservando a história

É um projeto que tem como cerne a história dos vaqueiros de União. Fará um resgate das tradições e abordará o contexto de mudanças ocorridas na atividade, ao longo do tempo.

  • Curta metragem: Nossos encantos mil!

O projeto visa apresentar pontos de interesse turístico do município sob uma nova ótica, destacando aspectos culturais, históricos, ambientais e sociais. Será apresentado em formato de web série documental, composto por 5 episódios dentro da programação do podcast “Goiaba Sem Bixo”.

  • Curta metragem: Vozes do esporte de União: celebrando nossos campeões

O projeto trará um documentário acerca da valorização dos desportistas de União, sobretudo, aqueles despercebidos. Ela apresentará um visão sobre as modalidades esportivas mais praticadas no município, destacando conquistas e os desafios enfrentados pelos atletas.

  • Curta metragem: Frutos do plantio

O projeto consiste na produção de um curta metragem com destaque para a importância da agricultura familiar para o município de União, documentando, e retratando o papel desempenhado pela atividade na preservação da cultura rurícola e na geração de emprego e renda.

  • Curta metragem: Vaqueiros: a História Não Contada

O projeto consiste na produção de um curta metragem abordando a herança cultural legada pelo vaqueiro de União. Além de homenagear vaqueiros que desempenharam papel fundamental na construção da identidade local.

  • Curta metragem: Belezas de União

O documentário apresenta os principais pontos turísticos e históricos de União, tais como a Igreja Matriz, Praça Getúlio Vargas, Parque Beira Rio, cachoeiras, morros, e outros recursos naturais. O objetivo é valorizar a identidade e belezas naturais.

  • Curta metragem: A história viva do futebol de União

O curta metragem apresentará memórias e histórias contadas por personagens importantes do futebol de União. Trará uma síntese histórica do início da prática do futebol no município. O projeto tem o objetivo de preservar a memória futebolística de União, imortalizando e valorizando seus atletas.

  • Curta metragem: A valorização do Baião

O documentário contará a história do Baião de União, através do resgate de grupos folclóricos. Ele apresentará a importância de.manter viva essa cultura, ainda bastante enraizada no município, sobretudo, no período da Quaresma.

  • Sala de Cinema: Sala de Cinema Raízes do Sertão

O projeto visa criar um espaço de entretenimento cultural para os unionenses, na sede da Associação dos Vaqueiros de União – AVAU, com o intuito de celebrar a rica herança cultural e cinematográfica de nossas raízes nordestinas, em especial, a local. No espaço serão exibidos filmes, documentários, e outras produções audiovisuais que retratam o tema e a região. O projeto também objetiva estimular a produção audiovisual local, disponibilizando um espaço gratuito e adequado, para exibição.

  • Cinema de Rua Itinerante: Projeto Social Cine na Praça

O projeto objetiva oferecer sessões de cinema gratuito nos bairros e povoados de União, com a finalidade de levar as comunidades o acesso à cultura e ao cinema, além de dá vida aos espaços públicos, tais como praças, ginásios, e outros logradouros.

  • Demais áreas: Circulação do espetáculo “Pedrinho e o Pombo Alazão”

O projeto consiste na realização de 5 espetáculo de teatro, nas zonas rural e urbana de União, visando o incentivo e a valorização de artistas locais.

  • Demais áreas: Grupo Infanto-Juvenil de Danças Tradicionais Nordestinas

O projeto apresentará danças tradicionais ao público infanto-juvenil, fazendo-os compreender a história das danças bem como seus passos. Ele consistira em aulas teóricas e práticas, e na apresentação de dois espetáculos.

  • Demais áreas: Projeto Cores do Estanhado: exposição terra querida

O projeto consiste na produção e exposição de obras de arte (pinturas) com o tema União, bem como a produção de videoaulas de arte direcionadas ao público unionense.

  • Demais áreas: Alegria Real

O projeto visa levar a comunidade unionense, a arte circense, através de 6 apresentações que serão realizadas em creches e instituições de cunho social.

  • Demais áreas: Estanha [coletânea de prosa unionense]

O projeto tem como finalidade a publicação de textos escritos em prosa (livro), de autoria de importantes escritores (as) unionenses. O projeto é voltado a valorização da escrita e da leitura.

  • Demais áreas: Prévia Carnavalesca

Consiste na realização de um evento de pré-carnaval, em praça pública, com o intuito de valorizar os artistas locais e incentivar a cultura carnavalesca de União.

  • Demais áreas: Miss Piauí Gay Regional – celebração da diversidade

O projeto propõe-se a realizar um evento multicultural, valorizando o respeito e a unidade multicultural, além de resgatar um evento bastante significativo para a cidade.

  • Demais áreas: Boi Brilho da Lua e Mestre Rifiri – uma exposição educativa

O projeto consiste na valorização e preservação da cultura do bumba-meu-boi em União, que combina dança, teatro, música e outras formas artísticas. O projeto contará com exposições e palestras, com a finalidade de disseminar o conhecimento sobre a tradição do Boi, entre as crianças e adolescentes unionenses.

  • Demais áreas: Pintores de União

O projeto de arte visual visa a produção e exposição de obras de pintores unionenses, retratando o cotidiano citadino, assim como suas biografias, expostas em revista.

  • Demais áreas: Teatro nos bairros

O projeto consiste na circulação da comédia “20 anos de casados”. Serão realizadas 8 apresentações, nas zonas rural e urbana. O projeto busca valorizar a cultura do teatro em União.

  • Demais áreas: Bumba-meu-boi pelo Grupo Baby Dance

O projeto objetiva promover a tradição e a cultura popular do município de União, através da apresentação do Bumba-meu-boi, na zona rural.

  • Cultura Uniao: Demais áreas: Banda Luz, o peixe dourado

O projeto consiste na realização de uma oficina de teatro, para crianças de 6 a 12 anos, com 12 aulas teóricas e práticas, culminando com a apresentação da peça “Banda Luz, o peixe dourado”, um história da cultura oral local.

  • Demais áreas: Bloco Os Gatões: a tradição dos velhos carnavais

O projeto tem como finalidade levar a população unionense e turistas, de forma gratuita, a festa popular mais conhecida do Brasil – carnaval, através do Bloco Os Gatões, o maior bloco de rua do carnaval piauiense.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0