Prefeitura de União realiza centenas de atendimentos em ações especiais pelo Novembro Azul

As ações do Novembro Azul – em alusão aos cuidados com a saúde do homem – realizadas durante todo o mês, pela Secretaria de Saúde de União, foram um sucesso. Os atendimentos foram reforçados em várias UBSs da cidade entre os dias 17 e 24 de novembro.

Foram vários dias de atendimentos em UBS de vários pontos da cidade em que centenas de pacientes fizeram os exames necessários principalmente para a prevenção do câncer de próstata.

Na UBS Luiz Pinheiro Rego foram 99 exames de PSA, 110 testes de glicemia, 70 verificações de pressão e 50 testes de HIV e sífilis. Foram mais de 120 homens atendidos.

Na UBS Laurença Silva de Abreu, foram mais de 100 atendimentos, com aferições de PA, coleta do PSA, avaliação odontológica, e testes de glicemia.

A UBS Maria Bona Medeiros também teve um dia completo de atendimentos. Foram realizadas dezenas de exames, além de palestras de orientação sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Também na UBS Lazaro Guimarães Rocha, foram mais de 50 coletas do PSA, além de testagem rápida para HIV e sífilis.

A grande presença dos homens foi uma surpresa muito positiva para os profissionais da estratégia em saúde da família da UBS Dr Olavo Mendes Carvalho. Foram 271 coletas do PSA. Houve consultas médicas, aferição de pressão, glicemia e palestras.

A Prefeitura de União reforça o compromisso com a saúde dos homens unionenses não apenas no mês de novembro, mas durante todo o ano.