Prefeitura realiza palestra sobre o puerpério e fornece enxovais a gestantes

As mamães do grupo Gerando Amor recebem com frequência orientações e suporte por meio do Projeto Criança Feliz, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de União. Desta vez, foi realizada uma palestra com o tema “puerpério” – o pós-parto. E as gestantes receberam os enxovais fornecidos pela Prefeitura.

O puerpério nem sempre é um momento fácil para as mamães, seja pelas mudanças físicas ou pelo turbilhão de emoções com a chegada do bebê. Diante dos desafios desse momento, a equipe do CRAS II realizou uma palestra sobre o tema. A enfermeira Dalila Saraiva foi a responsável pelas orientações.

Nesta fase, o corpo da mulher está em processo de recuperação da gravidez, sofrendo uma série de modificações físicas e psicológicas.

Os médicos estimam que o tempo médio do puerpério é de 6 semanas, começando imediatamente após o nascimento do bebê. Durante esta fase, o corpo da puérpera está em processo de estabilização, voltando ao que era antes da gravidez. A mulher deve continuar procurando orientação médica até a total recuperação do organismo.

No grupo, as grávidas são acompanhadas durante toda a gestação e recebem orientações sobre a gravidez, o parto e os cuidados com o recém-nascido. Além disso, a Prefeitura garante o enxoval e produtos de higiene para os bebês.

Os kits têm várias roupinhas e mantas para os bebês, itens de higiene, rede, bolsa e banheira. A Secretaria Municipal de Assistência Social garante assim que as mamães tenham suporte e tranquilidade no pós-parto.