Secretaria de Saúde orienta sobre uso do preservativo e risco das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)

O uso do preservativo é fundamental para o combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e a Secretaria de Saúde de União realizou orientação e distribuição no conjunto Esperança.

A médica Maria Augusta e toda a equipe da UBS Nossa Senhora das Graças fizeram a entrega e a conscientização sobre o cuidado da proteção.

Foram realizados ainda testes rápidos para HIV e sífilis. Para realizar o teste e obter mais informações, basta procurar uma UBS.

ISTs

Conforme o Ministério da Saúde, as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada.

A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. De maneira menos comum, as IST também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas.

O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento, o diagnóstico e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS. 

A terminologia Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) passou a ser adotada em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas. Se não tratadas adequadamente, podem provocar diversas complicações e levar a pessoa, inclusive, à morte. 

O uso da camisinha (masculina ou feminina) em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das IST, do HIV/aids e das hepatites virais B e C. Serve também para evitar a gravidez.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0