Setembro amarelo: Caps promove ação de saúde bucal como foco na autoestima da população de União

Setembro amarelo: Caps promove ação de saúde bucal como foco na autoestima da população de União

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de União ajudou a compartilhar autoestima com a população local assistida pela unidade. Profissionais de saúde bucal promoveram uma ação voltada à higiene e cuidados com o sorriso como parte da programação do Setembro Amarelo, mês dedicado à conscientização e prevenção ao suicídio.

“Às vezes, deixamos um pouco de lado a nossa saúde bucal, mas a manutenção dela é um fator muito importante. Os dentes exercem diversas funções, uma delas é a estética, que influencia diretamente na autoestima da pessoa na hora de sorrir. A perda de alguns elementos dentários gera um aspecto envelhecido no rosto”, comentou a dentista Raílla Andrade, palestrante na ação.

O Caps de União atende dezenas de pacientes e promove o tratamento adequado deles com uma equipe multidisciplinar composta por psiquiatras, psicólogos, nutricionista, médicos, profissionais de educação física, pedagogas, técnicas em enfermagem, assistente social, entre outros.

“Eu faço acompanhamento desde os meus 14 anos porque eu, na adolescência, sofria muito bullying e preconceito com o meu corpo. Sempre fui gordinha, e também pela minha condição social, que não entrava nos padrões da minha cidade. Tentei tirar a minha vida cinco vezes, mas Deus e meus pais não deixaram. Eu tinha preconceito de estar aqui, meus colegas da escola passarem e dizerem “olha a louca”. Hoje, não – declarou a paciente Maria Fernandes.

A ação com foco na saúde bucal dos pacientes fez parte da programação da Prefeitura de União no Setembro Amarelo, que associa a cor ao mês que marca o dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, celebrado em 10 de setembro.

O Caps de União funciona de segunda à sexta-feira, nos turnos manhã e tarde, no bairro São Judas Tadeu, e trata da saúde de pacientes com idade acima de 11 anos que necessitem de acolhimento.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0