União ganha Sala do Empreendedor, Casa do Artesão e nova sede da Secretaria de Desenvolvimento

O município de União ganhou nesta quinta-feira (19) três importantes novidades que vão impulsionar o serviço de atendimento à população local. A Prefeitura de União inaugurou a Sala do Empreendedor em evento realizado, no Centro da cidade, com presença do Prefeito Gustavo Medeiros, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-PI, Freitas Neto, secretários e população. Além da Sala, foram inauguradas as novas dependências da Casa do Artesão “Arte que Une” e da nova sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento.

“Aqui o nosso agradecimento ao Freitas Neto, que foi um governador que nos ajudou muito, e, agora, está nos dando esse apoio. Vamos intensificar essas parcerias para as pessoas que tinham desejo de colocar seu negócio possam realizar seus sonhos. A gente fica feliz em ver um empreendedor da área de confecção ganhar uma licitação de fardamento para produção de camisas de diversos projetos. É pra valer o que a gente trabalha”, declarou o Gustavo Medeiros durante o evento.

Importante ferramenta na formalização de empreendedores de União, a Sala do Empreendedor levará o nome de Zé Silva, ilustre unionense referência na cidade. O local vai ajudar a difundir informação, orientação e qualificação da população, além de regularizar atividades informais e prestar inúmeros serviços.

“É uma sala que vai atender microempreendedores, potenciais empreendedores, microempresas e empresas de pequeno porte. A sala é instituída através da Lei Municipal de Microempresa, que existe no município subordinada à Lei Federal Nº 123/2006. Lá é um espaço de atendimento ao empreendedor, que pode abrir um MEI, dar baixa, mudar atividade, alvará, cursos e consultorias”, listou Teresa Sotero, do Sebrae, um dos órgãos parceiros da iniciativa.

Além do Sebrae, a Sala do Empreendedor servirá de ponte entre a população de União com bancos, Junta Comercial, Receita Federal, Senac, Senai, entre outros.

“ARTE QUE UNE”
A nova Casa do Artesão – Maria de Lourdes Costa Santos vai dar oportunidade e visibilidade aos artesãos da cidade. Qualquer artista poderá se cadastrar, desde que confeccione produtos artesanais.

“Com a reativação da Casa do Artesão, vamos, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, rememorar os nossos grandes artesãos unionenses, vamos animar os que já tem esse dom e despertar os dons daqueles que não descobriram ainda que os possuem”, declarou a Secretária de Desenvolvimento de União, Raquel Medeiros.

Durante a solenidade também foi assinado o mais recente decreto, que dará mais benefícios aos empresários unionenses em licitações públicas. Com esta medida, o município de União passará a dar prioridade de contratação aos fornecedores da cidade.

“Com essa inovação, União aumentará sua arrecadação tributária, que acarretará em uma maior receita municipal e, consequentemente, propiciará maior reinvestimento em prol do nosso município”, reforçou a Secretária de Desenvolvimento Raquel Medeiros.

“É certo que a disponibilização desses espaços fará grande diferença na vida de cada unionense e no comércio em geral. Que esse dia seja marcado como mais um grande passo da gestão municipal, em nome do prefeito Gustavo Medeiros, em prol dos seus cidadãos”, finalizou a Secretária.

A solenidade contou com a apresentação de cada um dos espaços, descerramento de placas e belíssimas homenagens feitas pelos familiares de Maria de Lourdes Costa Santos e de Zé Silva. Ao final do evento, os convidados apreciaram boa música