Agentes comunitários de saúde são capacitados para combate à dengue em União

Os agentes de endemias e agentes comunitários de saúde da cidade de União passaram por capacitação para reforço nas ações de combate à Dengue, Chikungunya e Zika. As palestras foram conduzidas pela Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) na Câmara Municipal de Vereadores.

O aumento do número de diagnósticos positivos das três doenças, em União, chamou atenção dos técnicos da 4ª Regional da Sesapi.

“Nosso papel é dar essa assessoria aos municípios, no que for preciso. Fizemos uma apresentação sobre dengue com o pessoal da Secretaria Municipal de Saúde, que são os executores dessas ações. E a gente faz esse monitoramento dessas ações, especialmente a dengue porque estamos com muitos casos nos municípios”, explicou Antônio Luiz, supervisor geral de endemias da Vigilância Ambiental da Sesapi.

Até o momento, a Secretaria de Saúde do Piauí registrou cinco mortes por dengue hemorrágica no estado em 2022.

“É importante que a população se sensibilize através da ajuda não só dos profissionais de saúde, mas também eles mesmos. É um problema de saúde pública muito sério. Muito importante porque estamos no período de chuvas, está encerrando, mas o pico epidemiológico é aqui. Todos têm que se mobilizar”, declarou Antônio Carlos dos Santos, técnico de Vigilância Ambiental da Sesapi.