Alunos do curso de eletricista industrial em União fazem visita técnica à Comvap

Os alunos do curso de eletricista industrial realizaram, na quarta-feira (15), uma visita técnica à Comvap e puderam aprender um pouco mais sobre o dia a dia da atividade em que decidiram se profissionalizar. A visita aconteceu à área agrícola e ao parque industrial. O curso é oferecido pela Prefeitura de União, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, em parceria com o Senai.

Além de conhecer mais sobre a parte prática da atividade, os alunos puderam conhecer um pouco da história da Comvap e da usina, desde a colheita da cana até o parque industrial, o processo de fabricação e armazenamento de produtos como o açúcar e o álcool.

“Eles viram como é feita a colheita mecanizada, com a colheitadeira e tratores com transbordo. A indústria, conhecemos todo o parque industrial, a casa de cana, o processo de fab de açúcar, parte do ciclo de energia térmica vinda das caldeiras”, explicou o engenheiro César Araújo.

Ele destacou a importância da parceria entre a Prefeitura de União e a Comvap, na formação de novos profissionais preparados para a realidade da produção industrial.

“Essa parceria já formou oito turmas, são mecânicos, eletricistas, costureiras… Um trabalho que vem dando muitos bons frutos. Temos pessoas que participaram do curso e estão trabalhando aqui. Mas não apenas… Tem também a questão social, porque uma pessoa formada pode abrir seu próprio negócio, expandir, trabalhar com fornecedores.. Além de profissionalizar a região, movimenta a economia e a cidade como um todo e não é preciso que a usina e indústria busque gente lá fora, como era feito antes. É um trabalho de excelência”, declarou.