O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) vem quebrando tabus relacionados ao tema saúde mental em União. A unidade no município localizada no bairro São Judas Tadeu passou a encarar como missão atendimento de excelência e o combate aos principais estigmas que envolvem este tipo de serviço, hoje ofertado gratuitamente, de segunda à sexta-feira, para pacientes com idade acima de 11 anos.
“É de suma importância o trabalho realizado pelo CAPS, pois envolve o acolhimento e tratamento daqueles que se encontram em sofrimento emocional. Também é importante ressaltar o trabalho do CAPS na quebra dos tabus e estigmas que envolvem os portadores de transtornos mentais, que são rotulados como loucos. Esses tabus dificultam o acesso desses pacientes à instituição, como também dificultam a propagação de informações necessárias para a promoção de saúde mental e acolhimento à vida”, declarou Joselane Pinheiro, coordenadora do CAPS.
Atualmente, o CAPS de União possui uma equipe multidisciplinar composta por dois médicos psiquiatras, dois psicólogos, assistente social, pedagoga, enfermeira, técnica de enfermagem, profissional de Educação Física, entre outros.
A programação do Caps de União prevê atendimentos psiquiátricos e psicológicos de segunda a quinta-feira, quando também ocorrem a distribuição de medicamentos, além de atividades física regulares às sextas-feiras.
FUNCIONAMENTO CAPS DE UNIÃO
Endereço: Rua Fernando Lobão, nº 777 – Centro
Funcionamento: Segunda à sexta, de 7h30 às 12h e 13h às 17h
Entrega de medicação: segunda à quinta, de 7h30 às 13h30
Atividade física: às sextas-feiras
Atendimento com psiquiatra: segunda e terça com Dr. Francisco Brito e quarta e quinta com Dra. Marina Aguiar
Atendimento psicológico: segunda e terça com Dr. João Henrique Sampaio e quarta e quinta com Dra. Juliana Roberta
EQUIPE DO CAPS DE UNIÃO
Psiquiatras: Dr. Francisco Brito e Dra. Marina Aguiar
Psicólogos: Dra. Juliana Roberta e Dr. João Henrique
Assistente social: Francisca Soares
Pedagoga: Virgínia Saraiva
Enfermeira: Nadja Karoline
Técnica de enfermagem: Valdelice Pereira
Profissional de Educação Física: Gisele Almeida
Atendentes: Adryele Rodrigues e Inês Pierot
Coordenadora: Joselane Pinheiro
COMENTÁRIOS