CAPS I tem recorde de atendimentos em União

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) I de União realizou no mês de maio 1010 atendimentos entre consultas com psiquiatras, psicólogos e entrega de medicação. Além do fortalecimento das atividades do grupo de convivência, com oferta de atividades para uma melhor qualidade de vida dos usuários.

E a previsão é de que os atendimentos sejam fortalecidos. Para isso, o prefeito Gustavo Medeiros tem a previsão de contratar em breve mais psicólogos para o município.

“Nós estamos atentos a todos os âmbitos que garantem uma vida plena aos unionenses, e um dos pilares é a saúde mental. Queremos que todos os cidadãos tenham acesso ao atendimento que merecem e necessitam”, disse o prefeito.

A psicóloga Julianna Roberta destaca a importância do trabalho do CAPS para a superação do estigma e da exclusão das pessoas atendidas.

“É um desafio constante, mas os avanços conquistados até agora demonstram que é possível construir um cuidado mais humano, solidário e integrado, no qual cada indivíduo seja tratado como sujeito de direitos e protagonista de sua própria vida”, explicou.

O CAPS funciona com “portas abertas’ para o primeiro acolhimento, em que ocorre a triagem. Depois, é realizada a marcação imediata para psiquiatra e orientações para a consulta com psicólogo, caso seja necessário.

Nas situações de consulta de urgência, o paciente é encaminhado imediatamente para o psiquiatra, sem precisar esperar agendamento. Atualmente, União tem dois psiquiatras à disposição que atendem durante toda a semana.

O atendimento no CAPS acontece de segunda a quinta-feira, pela manhã e à tarde com um técnico de plantão para realizar os atendimentos. É necessário levar xerox do cartão do sus, comprovante de residência e RG/CPF.