No aniversário de União, missa e corte do bolo marcam programação pelos 169 anos da cidade

União celebrou seus 169 anos neste sábado, 17, com o tradicional evento do corte do bolo como parte da programação em alusão à data. O ato simbólico foi celebrado com a presença da população local e autoridades, dentre elas o prefeito Gustavo Medeiros.

O prefeito assistiu à missa na Igreja Matriz de União, no fim da tarde, e iniciou a agenda de aniversário da cidade.

Em seguida, o gestor inaugurou a reforma da quadra poliesportiva Francisco Nonato, o Birungão, e do campo de futebol Maria Preta, na Vila Nova Conquista. O gol do prefeito em cobrança de pênalti inaugurou simbolicamente o novo local.

Durante a inauguração da quadra do Birungão, Camila Santos, a filha do homenageado, discursou sobre a trajetória esportiva do seu pai e destacou os pontos altos da sua carreira no esporte piauiense.

“Francisco Antônio Nonato, mais conhecido como Birunga ou Mãe D’água, foi um jogador que nas décadas de 60 e 70 teve sua trajetória consagrada em vários times do Piauí, sendo o mais aclamado no River Atlético Clube, onde foi bicampeão piauiense, e consequentemente levou o nome de União e seu talento como esportista defendendo diversos clubes em outros estados do nordeste. Finalizo minhas palavras ressaltando que esta quadra poliesportiva proporcionará uma melhor qualidade de vida na prática de esporte e lazer, gerando integração social para a comunidade, e o mais importante de tudo: que possamos fazer uso com zelo deste espaço de convivência coletiva”, destacou Camila Santos.

O corte tradicional do bolo de aniversário também marcou a celebração dos 169 anos de União.

As celebrações pelo aniversário de União começaram na segunda-feira, dia 12 de setembro, com a execução de um pacote de inaugurações de 46 obras das áreas de saúde, educação, mobilidade urbana, esporte, entre outras. A programação vai até o dia 21.