Prefeitura de União em parceria com o Sebrae promove a I Feira dos Jovens Empreendedores – Primeiros Passos

Foi com grande satisfação que a Prefeitura de União promoveu, em parceria com o Sebrae, a I Feira do projeto Jovens Empreendedores – Primeiros Passos (JEPP). Com grande presença de pais, alunos e da comunidade, a feira foi a culminância de um ano de aprendizado sobre a cultura empreendedora e protagonismo juvenil dentro de salas de aula de nove escolas da rede municipal de ensino de União.

O prefeito Gustavo Medeiros falou da satisfação de poder participar da abertura da Feira e conferir de perto o trabalho promovido por alunos e professores. Ele comemorou ainda o excelente número de matrículas realizadas, após uma intensa busca ativa feita Prefeitura, para garantir a presença dos alunos nas escolas. Hoje, a cidade tem mais de 8500 crianças e jovens estudando.

“Depois de vencer a difícil etapa de recuperar a estrutura física das nossas escolas, queremos fazer com que União tenha, cada vez mais, melhores resultados. E hoje é uma alegria ver a continuidade de um trabalho tão importante realizado para incentivar o empreendedorismo para nossos jovens”, declarou.

Os alunos puderam apresentar na Feira, que aconteceu no Parque Beira Rio, todo o trabalho desenvolvido durante o ano letivo. Foram brinquedos ecológicos, itens de decoração sustentável e vários outros produtos desenvolvidos e comercializados com toda a base do conhecimento empreendedor.

“O Sebrae trabalha com o JEPP desde 2013 e ele sempre traz muito resultado pra educação. O objetivo é promover a criatividade, o pensamento crítico, estimulando os jovens a sonhar e ter iniciativa para realizar, trabalhamos com o protagonismo juvenil. Em União não poderia ser diferente e o Sebrae se orgulha muito de ter União como parceiro. Estão de parabéns o município, os professores e os pais dos alunos”, comemorou Bruna Lopes, gestora de educação empreendedora do Sebrae.

A secretária de educação do município, Francisca Castro, destacou que o trabalho começou ainda em 2021, com a formação de professores que foram capacitados para ensinar aos alunos tudo que aprenderam. Ela falou ainda da importância de uma rede para educar os jovens: a escola e os familiares.

“Vimos a presença massiva das mães e pais dentro das salas de aula, ficamos muito felizes. Temos parceria com o Sebrae e uma parceria muito importante também com a família e a escola”, disse ela.

Ela finalizou dizendo que, para 2023, a expectativa é ampliar o projeto para toda a rede municipal de ensino.

“Hoje aqui mostramos tudo que cada professor passou na sala de aula e os alunos aprenderam. Agradecemos ao Sebrae pela parceria, o trabalho é só o começo de um futuro brilhante que nossos alunos terão. Provavelmente próximo ano, pela alegria que vimos dos professores aqui e a fala daqueles que queriam ter feito as formações, teremos uma feira muito maior, quem sabe até com todas as escolas”, disse.