Prefeitura de União promove encontro de grupos de Baião e São Gonçalo

A Prefeitura de União realiza, no dia 25 de novembro, o encontro de grupos de Baião e São Gonçalo. O evento é gratuito e inicia às 19h, no Julim Eventos, na localidade Lagoa do Governo.

“Esta é uma oportunidade de reunir a família e os amigos e prestigiar nossa cultura. Vão ser vários grupos nesse momento de celebração às tradições”, destacou o prefeito Gustavo Medeiros.

Promovido pela Secretaria de Cultura de União, o evento terá apresentação de Os Naturais do Forró e participação dos grupos: Divinópolis, Ema, Volta dos Cadetes, Soares, São Bernardo e Solidão.

Dança de São Gonçalo

Surgida em Portugal, a dança de São Gonçalo do Amarante se popularizou no Brasil no século XVIII. Além da dança, é comum os devotos do santo prepararem um altar com imagens e um barracão coberto pela palha do babaçu, onde realizam as danças.

A celebração acontece para pedidos ou agradecimentos a São Gonçalo, a quem os católicos atribuem milagres. Ele é conhecido como casamenteiro, protetor dos violeiros e protetor contra enchentes.