Profissionais de saúde de União passam por treinamento para uso do Prontuário Eletrônico do Cidadão

Profissionais de saúde de União passam por treinamento para uso do Prontuário Eletrônico do Cidadão

Os profissionais de saúde do município de União participaram, nos dias 28 e 29 de junho, de um treinamento específico para uso do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). O mecanismo implantado pelo Ministério da Saúde traz maior celeridade ao atendimento de atenção básica no município graças à atualização em tempo real de informações de pacientes no sistema.

Ao todo, participaram do encontro médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, dentistas e auxiliares de saúde bucal.

“Nosso objetivo era tirar todos as dúvidas dos profissionais para que eles possam usar o prontuário eletrônico, que é a nova realidade da atenção primária em saúde. Nós pedimos a eles que trouxessem computadores para fazermos a parte prática com treinamento e também que a gente discutisse um pouco sobre os indicadores do Previne Brasil”, explicou Amanda Fonseca, coordenadora de atenção primária em saúde de União.

Um dos principais objetivos do treinamento é qualificar os profissionais de saúde no correto uso do Prontuário Eletrônico para que haja maior rapidez nas informações de intervenções realizadas diretamente com a população.

Com isso, haverá ganho na evolução dos sete indicadores do Programa Previne Brasil, como captação de gestantes em pré-natal, solicitação e avaliação dos exames de sífilis e HIV, atendimento odontológico da gestante, exame citopatológico do colo uterino, além de consultas de hipertensos e diabéticos.

“É um momento de atualização sobre o programa Previne Brasil para melhoria dos indicadores de saúde do município e que assim se consiga levar uma melhor qualidade na assistência com base nessas informações”, reforçou Lúcia Leonara, enfermeira especialista em saúde pública.

Esse mesmo processo foi realizado com agentes de saúde e, agora, foi conduzido com técnicos e profissionais com ensino superior.

A qualificação para o prontuário eletrônico do cidadão contribuiu ainda para aumentar a integração das 16 equipes de saúde que atuam hoje em União.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0