Semana da Compostagem: aprenda a fazer uma composteira caseira

A Semana Internacional da Conscientização da Compostagem 2023, é um evento que acontece em todo o mundo e a Prefeitura de União também faz parte dessa ação e ensina você a fazer a sua própria composteira.

Mas afinal o que é compostagem? É um sistema no qual microrganismos, como fungos e bactérias, transformam a matéria orgânica em um excelente adubo.

E como fazer uma compoteira caseira?

A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura criou um passo-a-passo simples que mostra como construir sua compoteira caseira. Uma das maneiras de compostar a matéria orgânica é utilizando as minhocas.

Elas já fazem isso há milhões de anos dentro do solo e, no Brasil, a reprodução dessa ação natural é uma técnica cada vez mais difundida. O húmus da minhoca – produto de decomposição – é um adubo orgânico com grande poder de fertilização para plantas, horta e para ser doado aos seus vizinhos.

É sempre bom lembrar que um minhocário bem cuidado diariamente não emite mau cheiro nem chorume. Vamos ao passo a passo?



1 – Você vai precisar de três caixas plásticas, que possam ser empilhadas. Faça furos na base das duas de cima e deixe-as cheias de terra.
2 – Na caixa de cima, você colocará cerca de 200 minhocas que vão se alimentar e digerir a matéria orgânica. Em geral, são usadas minhocas californianas, que são “especialistas” em restos orgânicos.
3 – Separe todos os restos de comida, como cascas de legumes e pedaços de frutas e despeje-os nesta caixa com as minhocas. Mas, nem todo resto de alimento é permitido aqui, carnes, queijos – que podem apodrecer – e comidas salgadas ou muito ácidas devem ficar de fora.
4 – Após misturar os alimentos com as minhocas, cubra tudo com serragem ou palha para manter a umidade e feche a tampa da caixa, para que as minhocas comecem a agir. Lembrando que quanto mais diversificado for o seu lixo, mais rico será o adubo.
5 – Assim que ficar cheia, esta caixa vai para a caixa de baixo, onde, por cerca de dois meses, as minhocas vão trabalhar na digestão. O recipiente que estava no segundo andar vai para o topo, onde receberá os novos restos de comida.
6 – Durante o processo de decomposição dos alimentos, um líquido rico em nutrientes, e livre de bactérias escorre para a caixa de base, onde fica armazenado. Esse chorume pode ser coletado e depois pulverizado nas plantas, servindo de adubo e pesticida.
7 – À medida que os alimentos são absorvidos, a maioria das minhocas vai para a caixa do topo em busca de mais comida. No recipiente intermediário, temos o adubo pronto para ser utilizado nos jardins e vasos.
É um fato comprovado que as composteiras caseiras fomentam uma alimentação mais saudável devido à origem de alimentos frescos e variados. Além disso, o planeta agradece a redução de resíduos sólidos, que prejudicam o meio ambiente.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0