SEMED realiza Jornada do Gestor Escolar

A Secretaria Municipal de Educação de União iniciou nesta quinta-feira (27), na Câmara Municipal de União, a Jornada do Gestor Escolar. O encontro reúne os diretores e coordenadores das escolas municipais de ensino fundamental e EJA, dos centros de educação infantil e da APAE- União, entidade parceira do município, para conhecerem as Diretrizes Gerais para o ano de 2022. O documento elaborado por técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) traz encaminhamentos sobre o formato adotado para as aulas e funcionamento das escolas.

Durante a Jordana do Gestor estão sendo abordados temas relativos ao atendimento em sala de aula em decorrência da pandemia da Covid-19 em razão das medidas sanitárias contra a disseminação do coronavírus, apresentação do programa de recuperação escolar a ser implantado nas escolas da rede no contra turno, e atuação profissional no processo de gestão escolar.  A novidade este ano é que as aulas voltarão no sistema 100% presencial, nas turmas que comportarem a quantidade total de alunos matriculados na sala do seu respectivo ano escolar, respeitando o distanciamento.

A Diretora do Departamento de Ensino e Apoio pedagógico, Silmara Delian Brasil Freire, apresentou as diretrizes esclarecendo as dúvidas dos gestores e coordenadores quanto ao funcionamento das turmas no modelo adotado de ensino, com relação ao programa de recuperação e as novas matrizes da educação infantil e do ensino fundamental com mudanças adequadas pela BNCC.

A secretária de educação, Francisca Castro, informou que a rede municipal inicia um processo de reorganização do ensino nas escolas e centros municipais de educação infantil com o objetivo de melhorar a qualidade da educação ofertada a comunidade unionense. “ Para melhorar a qualidade da educação oferecida nas escolas municipais, precisamos reorganizar toda rede escolar. Estamos estruturando as escolas por modalidades, educação infantil, ensino fundamental menor, ensino fundamental maior e EJA, vamos focar nosso trabalho desenvolvendo um modelo de ensino fortalecendo a avaliação para avançar nos resultados. Para conseguirmos, o trabalho dos diretores é fundamental pois  é  a força que impulsiona o coração das nossas escolas”, destaca a secretária.

A secretaria municipal de educação SEMED está reformando escolas, construindo cobertura das quadras esportivas em várias regiões, reformando ginásios poliesportivos, renovando a frota da secretaria com aquisição de transportes escolares, fazendo compra de mobiliário escolar além de programar para este semestre a realização do concurso público para área da educação. Essas ações fazem parte de um conjunto de metas para avançar na qualidade da educação oferecida nas escolas da rede municipal.

O encontro prossegue amanhã, nos turnos manhã e tarde, com participação da palestrante Katia Dantas, ex-secretária da rede de Teresina que irá abordar atuação profissional no processo de gestão escolar discutindo, com os gestores, propostas para melhorar a gestão da escola.