Setembro Amarelo: Prefeitura de União realiza ações em prol da saúde mental

No mês de prevenção ao suicídio, conhecido pela campanha Setembro Amarelo, a Prefeitura de União tem investido em ações que reforcem a importância dos cuidados com a saúde mental e conscientize sobre a prevenção do suicídio. O Setembro Amarelo foi idealizado pela Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina.

Na Unidade Básica de Saúde da localidade Buriti Alegre, foi realizada uma série de atendimentos complementares com consultas e entrega de medicamentos feitos pela psiquiatra Marina Barreto. Além disso, foi realizada uma roda de conversa com a psicóloga Julianna Roberta com o tema “Antes de falar em suicídio, vamos falar sobre saúde mental?”.

“Buscamos alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo. É a saúde mental que define o nosso bem-estar emocional, psicológico e social. Afeta em como pensamos, sentimos e agimos quando enfrentamos a vida. Também ajuda a determinar como lidamos com o estresse. Nos relacionamos com os outros e tomamos decisões. Portanto, cuidar da saúde mental evita o desencadeamento de doenças como a depressão e a ansiedade”, destacou a Secretária de Saúde de União, Elaine Melo.

Ainda segundo a secretária, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do município de União seguirá desenvolvendo ações durante todo o mês de setembro.

“Promover o cuidado em saúde mental é ter mais qualidade de vida. Deve ser uma ação tão importante e presente na vida das pessoas quanto o cuidado com o corpo”, concluiu a secretária.