Setembro Amarelo: roda de conversa promove importância da saúde mental em ação na Barragem Filinto Rêgo

A Prefeitura de União, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma ação em alusão ao Setembro Amarelo na Barragem Filinto Rêgo. A campanha visa a conscientização e prevenção ao suicídio.

O bate-papo comandado pela Psicóloga Juliana Roberta abordou a importância do autocuidado e a saúde mental. Estiveram presentes no encontro a população atendida pelo Centro de Atenção Psicossocial e pela UBS da região.

Setembro Amarelo

O dia 10 deste setembro é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Neste mês, realiza-se a maior campanha anti estigma do mundo.  Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!” e diversas ações são desenvolvidas em todo o mundo.

Dados

De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS em 2019, mais de 700 mil suicídios acontecem anualmente em todo o mundo, sem contar os casos subnotificados,  em que estima-se um total de mais de 01 milhão episódios. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, calculando-se uma média 38 pessoas por dia.