Último dia da Semana do MEI: tudo que você precisa saber para ser microempreendedor individual em 2022

A Semana do MEI encerra nesta sexta-feira, 20, mas ainda dá pra aproveitar e conferir as dicas e orientações do Sebrae para entender como funciona o MEI.

Confira um guia com as principais informações sobre o MEI para o ano de 2022.

• O que é MEI?

É a sigla para microempreendedor individual. Em 2008, a Lei Complementar nº 128 criou o MEI, para estabelecer um regime jurídico específico para aqueles profissionais que atuavam por conta própria ou que desejassem ser reconhecidos como pequenos empresários.

• Como ser um MEI?

O processo de formalização é simples, rápido, gratuito e permite que o microempreendedor possua um registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), além do certificado de microempreendedor individual e uma inscrição municipal. Portanto, o recebimento do CNPJ é simultâneo com o registro das informações no Portal do Empreendedor.

• Requisitos para ser MEI

Um dos principais requisitos da legislação para que um empreendedor possa se formalizar como MEI é a realização de determinadas atividades previstas na lei. Além disso, o microempreendedor não pode faturar mais do que R$ 81 mil por ano.

O empreendedor também não pode contar com nenhuma participação em outra empresa, seja como sócio, seja como titular, e só poderá contratar um empregado, que deve receber pelo menos um salário mínimo mensal.

• Como se formalizar?

Boa parte do processo de abertura do MEI ocorre on-line e de forma muito simples e rápida. Para começar, são necessários alguns documentos, que devem ser providenciados pelo empreendedor. São eles:

• CPF;
  • RG;
  • Comprovante de residência;
  • Título de eleitor (caso não declare Imposto de Renda);
  • Última declaração do Imposto de Renda.

Após a formalização, o empreendedor deve pagar mensalmente o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).

• O que é a declaração anual do MEI?

A Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN-Simei) é uma das obrigações e responsabilidades que o MEI deve apresentar anualmente. Para entregá-la, o empreendedor precisa informar:

• Receita bruta auferida no ano anterior referente às atividades de comércio, indústria e serviço de transporte intermunicipal e interestadual;
  • Se teve empregado durante o período abrangido pela declaração.

Confira o passo a passo da Declaração Anual de Faturamento: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/pi/artigos/como-fazer-a-declaracao-anual-do-mei,e0cb96c08af71710VgnVCM1000004c00210aRCRD

Aprenda mais sobre o MEI:

Fonte: sebrae.com.br