Desfile do 7 de Setembro celebra espírito de independência e liberdade em União

O desfile do 7 de Setembro reuniu grande público em União para prestigiar a celebração da Independência do país, em seu 201º aniversário. O prefeito Gustavo Medeiros acompanhou todo o ato cívico e destacou a importância do incentivo ao espírito de luta, liberdade e independência nesta data.

“Aqui também lutamos pela Independência do Piauí e hoje temos um grande Brasil, um enorme Piauí e uma grande União. O desfile representa nosso compromisso de trilhar os caminhos da moralidade, da honestidade, de valorizar os princípios mais caros à sociedade. É muito bom ver escolas organizadas com professores, coordenadores, famílias e estudantes com espírito de liberdade e independência. O desfile representa muito à nossa história”, disse o prefeito.

Participaram as escolas Expedito Medeiros, Cívico-Militar Murilo Braga, Antônio Ferreira de Abreu, Coronel Gervásio Costa, Padre Luís de Castro Brasileiro, Maria de Lourdes Craveiro e José Firmino, cada uma com 60 alunos.

A parada se concentrou inicialmente no Balão Hall, seguindo até a praça do Filinto Rêgo. No percurso, houve a apresentação da Escola Municipal Cívico-Militar Murilo Braga para as autoridades presentes, entre elas o prefeito Gustavo Medeiros e a secretária de educação Francisca Castro.

Ainda na praça Filinto Rêgo os alunos cantaram o hino nacional e em seguida o hino da cidade de União. Depois o desfile seguiu até a prefeitura municipal de União.

Independência do Brasil

Nesta quinta-feira (7), é celebrado o Dia da Independência, um dos principais acontecimentos históricos e um marco para o exercício da cidadania no país. Há 201 anos, em 1822, Dom Pedro de Alcântara de Bragança – à época príncipe regente do Brasil – proferiu o célebre grito “Independência ou morte!”, às margens do Rio Ipiranga.

Embora tenham ocorrido batalhas de resistência, entre elas a Batalha do Jenipapo, no Piauí, a data marcou o rompimento com Portugal e deu início à trajetória do país como nação independente. O Brasil tornou-se um Império, do qual Dom Pedro foi nomeado Imperador. No entanto, a independência só foi reconhecida pelos portugueses em 1824, após mediação da Inglaterra.

Apesar dos historiadores não terem certeza se efetivamente Dom Pedro realizou o “grito do Ipiranga”, a data é considerada uma das mais importantes para o país. Após a independência, aconteceu, em 1889, a Proclamação da República e, atualmente, o Brasil é uma democracia reconhecida internacionalmente.