Prefeitura realiza palestras pelo #AbrilAzul, de conscientização sobre o autismo

A Prefeitura de União realizou durante todo o mês de abril ações voltadas ao #AbrilAzul, de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A palavra de ordem é inclusão e a gestão municipal engloba em toda as suas ações medidas que garantam um ambiente de respeito e acessibilidade a todos.

No caso do TEA, as pessoas possuem uma condição atípica do neurodesenvolvimento, que pode ser caracterizada por atraso ou a dificuldade da linguagem; rigidez cognitiva (o que envolve comportamentos repetitivos) e disfunções sensoriais, como alta sensibilidade.

Os sinais podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, com diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos. É importante que a criança tenha acesso aos profissionais que auxiliarão no seu desenvolvimento.

Contudo, é fundamental também que toda a sociedade esteja informada sobre o Transtorno, para que seja sempre respeitosa e inclusiva. Assim, por meio da Secretaria de Saúde, foram feitas palestras e capacitações para que profissionais e outros usuários dos serviços municipais entendam as pessoas autistas e respeitem todas em suas individualidades.