Produção de milho triplica com suporte da Prefeitura de União a agricultores

A produção de milho no Assentamento Santa Maria triplicou após o suporte e a assistência técnica realizada pelas equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura da Prefeitura de União. Desde o início da gestão do prefeito Gustavo Medeiros, os pequenos produtores têm recebido investimentos para melhoria no plantio e colheita.

Raimundo Pinheiro, um dos agricultores beneficiados, destaca a importância da parceria e a diferença que as orientações fizeram para o resultado final.

“Antes a gente trabalhava, mas não produzia como é agora. Temos uma produção melhor, milho de espiga maior. Aprendemos a plantar mais perto, com mais adubo e surtiu muito efeito. Muito boa a experiência”, comemora o agricultor.

O prefeito Gustavo Medeiros acompanhou mais uma visita técnica ao assentamento, da qual participaram também o Secretário José Wilson, de agricultura; o vereador Júnior Mota, técnicos e engenheiros agrônomos e estudantes das Universidades Federal e Estadual do Piauí. Ele destacou um dos principais investimentos da Prefeitura: a perfuração de um poço e a instalação de uma bomba elétrica para garantia da irrigação.

“Estamos muito satisfeitos porque a parceria está gerando muito trabalho e resultado, vamos continuar apoiando os assentamentos. Vemos o poço sendo muito útil, tem sempre energia na bomba que ajudamos a instalar”, destacou o prefeito.

Entre as mudanças que ajudaram o assentamento a triplicar a produção, o engenheiro-agrônomo Disraeli Rocha destacou o investimento feito pela Prefeitura em várias tecnologias para suporte aos agricultores.

“Mostramos aos assentados o que podem fazer nas condições particulares de ambiente que temos. Com tecnologia podemos garantir mais produtividade. A Prefeitura, por meio da Secretaria, está ajudando, porque eles já sabem plantar, mas podem ter maior aproveitamento, mudando a quantidade de plantação por hectare e a forma de adubação, por exemplo”.

Na região, há 18 produtores que compartilham o espaço e dividem experiência e o sucesso com os novos investimentos da gestão municipal. As melhorias servirão de base para implementação de experiência semelhante nos assentamentos Alagadiço, Santa Clara, Bela Fonte e Marajá.