Povoado Mundo Novo é contemplado com Projeto Peres do Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA)

Em parceria com a Prefeitura Municipal de União, o Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA) realizou nos dias 21, 22, 23 e 24/04/2022 o Projeto de Extensão Rural Educação em Saúde – PERES, trabalhando a linha educativa, cultural e científica que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade.

Com supervisão dos professores Disraeli Reis, Kassio Santos e Amparo Veloso, a operação contemplou o Povoado Mundo Novo, zona rural de União – PI, e ofereceu diversos serviços por meio dos cursos de enfermagem, nutrição, farmácia, odontologia, fisioterapia, educação física, estética e cosmética, psicologia e arquitetura. Promovendo assim, intervenções para alavancar ainda mais o desenvolvimento da comunidade, complementando o que já é feito pela gestão municipal com ações relacionadas à Atenção Básica de Saúde e Educação.

“Trazemos os alunos para uma imersão na realidade fora dos muros da faculdade, inserindo no mercado real e reforçando o ensino ideal e a formação técnica proporcionado pela instituição. Além de tocar e olhar o paciente como um todo, buscamos entender o que está causando determinando problema e orientamos para o tratamento necessário. Afinal, muita vezes uma doença sistêmica tem repercussão nos dentes, por exemplo.” Diz professora Amparo Veloso.

A metodologia de execução das atividades contou com uma vasta programação: hospital de campanha, atendimentos (odontológicos, psicológicos, enfermagem, nutricional), visitas domiciliares, clínica da “dor” — fisioterapia, ação com grupo de idosos, crianças, saúde da mulher e do homem (testes diabéticos, câncer de próstata, hipertensão e citologia), combate as drogas, ação materno-infantil, oficina de filtro ecológico, de “bem-estar” com os professores, de nutrição com as merendeiras e de bordado, curso de gestão e empreendedorismo e momento cultural.

Segundo Carolina Cardoso, aluna de odontologia do 7º período: “O projeto PERES tem uma abordagem bastante interessante, abrangente e contempla alunos de diversas áreas. Em relação à odontologia está sendo uma experiência fascinante, porque aqui trabalhamos nas condições que temos, saindo da zona de conforto da clínica para uma UBS. É muito interessante ver os pacientes, avaliar as necessidades, ver o que estão precisando e o que está faltando. Então, realmente conseguimos realizar uma abordagem integrativa e humana com uma visão holística relacionada ao paciente. Literalmente, não olhamos somente a boca, mas olhar o paciente como um todo. Desse modo, o projeto proporciona o abraçar a população do Mundo Novo.”