Prefeitura garante apoio à procissão do Dia Nacional do Vaqueiro, tradição há 79 anos em União

A tradicional Procissão dos Vaqueiros teve sua 79ª edição nesta terça-feira (29), em União, pelo Dia Nacional do Vaqueiro, como parte dos Festejos de São Raimundo Nonato. A Prefeitura de União garantiu total apoio à celebração.

A data foi instituída em lei pela Câmara Federal em 2004, em celebração à primeira procissão de vaqueiros do país, ocorrida em 1944 em União. A partir de então, a cada ano a festa aumenta e mais gente fortalece a diversidade dos que participam. Homens, idosos, mulheres e crianças compartilham dos momentos de emoção.

O prefeito Gustavo Medeiros garantiu, como nos anos anteriores, total apoio à realização do evento, que teve patrocínio do almoço, premiação ao melhor aboio e sorteio de um “terno de couro” aos guardiões do sertão.

“É motivo de muita satisfação ver esse movimento e a tradição que em parceria com a associação dos vaqueiros ajudamos a manter. União respira cultura e um dos grandes momentos dos Festejos de São Raimundo Nonato é a procissão dos vaqueiros”, comemorou o prefeito.

O deputado estadual Gustavo Neiva, que sempre prestigia a celebração, destacou a importância da data.

“Estamos prestigiando mais uma vez a festa do vaqueiro. União foi quem deu origem a esse reconhecimento nacional do símbolo nordestino, o vaqueiro, homem de fé, guerreiro que acorda cedo e dorme cedo em sua labuta diária de cuidar do gado”, disse.